
O Fórum de Saúde da População Negra do Município de São Paulo, criado pela Aliança Pró-Saúde da População Negra em Setembro de 2018, passou a se chamar “Fórum Arnaldo Marcolino”. Arnaldo, um dos fundadores dessa rede, que se dedicou à defesa do SUS, com especial atenção à saúde do trabalhador e à saúde da população negra brasileira, mas nos deixou no ano passado.
O Fórum criado pela Aliança é um espaço de amplo diálogo, entre os movimentos sociais, pesquisadores, intelectuais, gestores e profissionais de saúde, que busca ampliar o debate sobre saúde da população negra com todas as suas interfaces.
Dessa forma, esse encontro deve reunir diferentes forças políticas além das lideranças que compõem o Conselho Nacional, os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, para dialogarem sobre a agenda nacional e realidade local. Espera-se pela oportunidade de diálogo com o Estado, os intelectuais, profissionais de saúde, especialistas, e demais autoridades políticas, com atuação no território nacional, a partir da defesa do SUS com participação popular e controle social, tal como foi a atuação de Arnaldo Marcolino.
O Fórum se soma ao conjunto de Encontros da Rede Pró-Saúde da População Negra realizado mensalmente, para organização comunitária de sua rede, frente às demandas apresentadas no cenário.