Um brinde à ALIANÇA, com minha Iyá!

Iyá Karem Olaosun*

Saudades da senhora, Iyá!

Eu estava aqui pensando… lembra que a senhora me mandou – esse verbo mesmo: mandou – encontrar as pessoas que lutam pela saúde da população negra? Pois é, eu obedeci e quero contar novidades para a senhora. E acho que a senhora vai gostar de saber!

Ontem, dia 5 de setembro de 2020, consolidamos a Aliança Pró-Saúde da População Negra, através de uma assembleia que elegeu sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, para ao mandato 2020/2023. Foi um processo longo, de dois anos. Conheci pessoas muito especiais, reencontrei companheiros de longa estrada e é com muita alegria que estamos trilhando um espaço de luta com afeto e perseverança…

Ah, fiquei tão emocionada, que nem contei para senhora o que é Aliança, né?!

A Aliança Pró-Saúde da População Negra é um conjunto de coletivos e pessoas físicas, com atuação contra o racismo em diferentes áreas, que busca agir em rede multi e intersetorial, a partir de um modelo organizacional orientado por valores africanos e afro-brasileiros. Quando começamos essa caminhada, Iyá, todos muito dispostos à somar esforços e conhecimentos. Nesses dois anos, realizamos reuniões, rodas de conversa; conhecemos pesquisas com dados fundamentados, dialogamos com instituições responsáveis pelas políticas públicas, visitamos instituições e nos fortalecemos. Todos juntos!

Iyá, a Aliança é formada por jovens, por anciãs e anciãos! E temos um cuidador, até! Que nos faz rir sempre, para não desanimarmos, pois a luta é grande, a senhora bem sabe!

D. Arlete e Sr. Arnaldo são nossos Mais Velhos e inspiradores.  Temos advogados, que nos orientam e nos fazem lembrar qual o caminho reto do bom fazer, com muita responsabilidade e foco na justiça sagrada! Iyalorixás, somos em três, sempre em diálogo com todos os sagrados que perpassam nossos Oris! Temos diferentes profissionais da saúde física e mental, uns aposentados, outros na ativa, sempre de olho na gestão pública e nos apoiando nas estratégias de mobilização e autocuidado. Temos estudantes e profissionais das artes! Na gestão da Aliança, toda a diversidade de profissionais e pautas somam às estratégias que juntos montamos para enfrentar a desigualdade no acesso à saúde.

Temos como referência, o Projeto Xire, que a senhora viu nascer. Fico muito emocionada em dizer para a senhora que o Xirê persistiu, tem conseguido acessar profissionais das unidades de saúde e, a Aliança, segue com a mesma força na voz e nas ações.

Fazemos reuniões. Muitas! Com pautas e participação de toda cidade… Até de outros municípios. Sabe, Iyá, não temos sede, mas isso é até bacana, pois vamos para várias regiões da cidade de São Paulo, colhendo diálogos emocionantes, de profissionais, estudantes, familiares, todas as pessoas que encontraram na Aliança um espaço de aprendizado e de mobilização. Sem contar na provocação, que nos faz rever nossa posição, sempre, sempre! As nossas reuniões, com muita articulação e fé, têm conseguido estar até em espaços do poder público! Veja só, como a senhora dizia, estamos estudando sempre e juntos!

Ah, agora nossos encontros são on line, todos nós vemos através do computador. A senhora não ia gostar, mas por enquanto é preciso que todos fiquem seguros em suas casas. Sabe, Iyá, essa pandemia tem sido muito sofrida. Muitas pessoas se foram, principalmente das famílias Negras que não têm recursos para um atendimento digno, e acabam tendo perdas tristes, antes do tempo. Que nossas Divindades socorram acalantem essas famílias.

Iya, estamos nas redes sociais. Na época da senhora não tinha o whatsapp, instagran. São espaços virtuais usados para mostrar que estamos fazendo. Sempre postamos fotos, vídeos, artigos e informes sobre nossas reuniões, diálogos e pensamentos. Eu até tenho um cartaz lá! Estou famosa, viu! Mas não esqueço que a senhora mandou tomar muito cuidado com as modernidades e tecnologias. Estamos usando, para movimentas a Aliança e lutar pela saúde da população negra.

Iyá setembro era o mês que a senhora comemorava Sango, o Orixá que rege seu Ori e sua casa, aqui na Aye. Esse mês se tornou muito especial para mim. Sinto-me especialmente feliz e emocionada que a Aliança tenha dado um passo histórico nesse período e por esse motivo resolvi lhe contar nessa cartinha.

A senhora deixou um legado… Deixou muitos aprendizados em nossos corações e nas nossas práticas de autocuidado. Sentimos que a senhora, está por aqui, conosco.

Agradeço à senhora todo Axé compartilhado.

Agradeço à senhora, todos os ensinamentos e caminhos trilhados.

Mojubá, Iya Sandra Epega!

De sua filha, com saudades; te amo!

Asè, asè, asè!

*Do Ile Lewiyato, Família Erin Epega.

Um comentário em “Um brinde à ALIANÇA, com minha Iyá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s