Jurema Werneck estreia coluna na Revista Marie Claire. Para a Diretora Executiva da Anistia Internacional: “Mulheres potentes constroem nossas lutas, mas é preciso ir além”.

Mulheres ativistas liderando ações coletivas não são novidade no Brasil. Uma superação, ainda que precária, de tantas injustiças e desigualdades, não seria possível se muitas não tivessem sido registradas como mangas e colocadas na linha de frente. No entanto, seus nomes costumam desaparecer dos livros, das homenagens e da mesma memória coletiva. Suas vozes e ações não são exibidas ou o eco é necessário em um país marcado pelo racismo heteronormativo patriarcal, que demora a garantir os direitos autorais para quem não é branco, não é homossexual nem heterossexual. Mulheres potentes são um combustível de esperança nos melhores dias e sociedades mais justas, sabemos. Sobretudo quando somos negros e indígenas, quilombolas, faveladas, transexuais, quando somos aqueles que precisam mover o mundo a partir das margens. Somos desafiados a romper tantas barreiras para construir, apoiadas nos sofremos outras outras, ou nosso protagonismo. Em pleno século XXI, com uma grande oferta de informações, os movimentos de afirmação alcançados, e menos, denunciam injustiças em alto e bom som e não há quem encontre descobertas para concursos, mas ainda neste momento é difícil (re) conhecer e homenagear como que construíram ou que temos hoje.

Leia o texto na íntegra em Marie Claire…

https://revistamarieclaire.globo.com/amp/Blogs/jurema-werneck/noticia/2020/07/jurema-werneck-mulheres-potentes-construiram-nossas-lutas-mas-e-preciso-ir-alem.html?__twitter_impression=true

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s