
Redes e organizações do movimento negro brasileiro preparam-se para a Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra
Saiba mais aqui.
Inscrições para a Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra

A partir do esforço de diferentes e redes e organizações do movimento negro, profissionais de saúde, pesquisadores, intelectuais, gestores e profissionais de saúde, acontecerá a Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra.
Etapa importante da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a Conferência Livre de Saúde da População Negra vai discutir o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
O evento será realizado de forma híbrida, no dia 13 de maio de 2023, entre 8h e 17h (horário de Brasília), e busca ampliar o debate, a avaliação das políticas públicas de saúde e a formulação de propostas para a gestão do Sistema Único de Saúde, com base na Portaria 992, de 13 de maio de 2009, que institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Brasil.
Participe, divulgue, mobilize!
Preencha aqui o formulário para fazer sua inscrição.
Atividades presenciais
Você e sua organização gostariam de articulador atividades presenciais da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra em seu Estado/Município?
Com o objetivo de tornar mais democratico possível o acesso de toda a população brasileira à Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra, a comissão organizadora optou por realizá-la de maneira virtual.
No entanto, sabemos que o racismo e as iniquidades sociais tornam o acesso a internet ainda um privilégio em nosso país.
Dessa maneira, e com o intuito de garantir a participação na conferência para todo nosso povo, estamos convidando organizações, instituições e coletivos a organizar, em formato presencial, a inscrição e transmissão da Conferência, viabilizando assim, que mais pessoas possam não apenas acompanhar, mas também construir coletivamente esse momento que nos será tão caro para pautar a saúde da população negra nos próximos 4 anos.
Nesse sentido reiteramos o convite e incentivamos que todas as articulações que puderem, se juntem a nós, nessa força tarefa para viabilizar espaços presenciais para democratizar o acesso e participação na Conferência Nacional Livre em Saúde da População Negra.
Como sempre, contamos com a força, pluralidade e potência do nosso coletivo, que nos trouxe até aqui e que nos vai permitir avançar, sem deixar nenhum de nós para trás.
Acesse aqui o formulário para registrar as informações sobre a atividade presencial que você pode oferecer.
Em caso de mais dúvidas, entre em contato, pelo e-mail: observatoriopopnegra@gmail.com
Texto de apoio da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra
Acesse aqui o texto – (EM CONSTRUÇÃO)
Orientações da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra.
Acesse aqui o documento que orienta a condução da Conferência (EM CONSTRUÇÃO)
Com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, acontecerá em Brasília entre 05 e 07 de julho de 2023, a 17a Conferência Nacional de Saúde.
Com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, acontecerá em Brasília entre 05 e 07 de julho de 2023, a 17a Conferência Nacional de Saúde.
Além disso, as Conferências Livres preparatórias, poderão elencar propostas para a etapa nacional. Nós queremos o avanço do Sistema Único de Saúde, com acesso universal, integralidade do cuidado, equidade nas ações de saúde, pois entendemos que a defesa do SUS “é uma questão política, de direitos humanos, de dignidade e justiça social”. Para tal, é preciso romper com a lógica racista que domina as instituições brasileiras e impactam a saúde da população negra no Brasil.
Garantir Direitos, a democracia e a vida – Amanhã vai ser outro dia
Segundo o site do Conselho Nacional de Saúde “a 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).”
Nesse momento ocorrem pelo país as etapas municipais (março de 2023), e na sequência as conferências estaduais e do Distrito Federal (que serão realizadas de abril a maio de 2023). Além dessas, ocorrem as Conferências Livres Nacionais, sob condução dos movimentos sociais.
Acesse aqui o Documento Orientador da 17a Conferência Nacional de Saúde.
Para discutirem o tema “Democracia e Saúde” à luz da tual cojuntura política, lideranças do movimento negro brasileiro, intelectuais, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde se reuniram na Ocupação da Internet.
Assista aqui o vídeo da Ocupação.
Coletivos Negros discutem avanços e desafios na luta antirracista na saúde coletiva, durante Congresso da ABRASCO.
“Nós, participantes do I Encontro de Coletivos Negros: avanços e desafios na luta antirracista na Saúde Coletiva, realizado no dia 20 de novembro de 2022, compartilhamos nossas reflexões e apontamentos construídos coletivamente, com o objetivo de discutir sobre os avanços, desafios e oportunidades observados pelos integrantes dos coletivos, na formação de sanitaristas e pesquisadores negres”.
Confira aqui o manifesto.
Movimento negro brasileiro apresenta propostas aos 100 dias do novo governo.
Em novembro de 2022 a ABRASCO realizou a 13a edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Ao longo do evento ocorreu entre outros, o Encontro de Saúde da População Negra organizado por diferentes organizações e redes do movimento negro brasileiro com atuação no campo da saúde.
As proposições elencadas pelo movimento social e os membros do GT Racismo e Saúde da ABRASCO reuniram assinatura de inúmeras organizações, redes, especialistas, intelectuais, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país.
Segundo o siste da ABRASCO: “entidades da área da saúde e grupos do movimento negro organizado querem que o novo governo promova, nos primeiros 100 dias da gestão, um ‘revogaço’ de medidas que julgam ampliar as desigualdades sociais, raciais e econômicas no país”.
Confira aqui o documento elaborado ao longo do Congresso.
Movimento negro brasileiro apresenta Manifesto em defesa do SUS.

Carta Aberta à população brasileira
Nós, ativistas, lideranças de movimentos sociais, sacerdotes e sacerdotisas de diferentes religiões afro-brasileiras, pesquisadores, gestores, trabalhadoras e trabalhadores da saúde, comprometidos com o enfrentamento ao racismo no setor saúde, com a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), aqui representados, queremos reafirmar o nosso compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a defesa da saúde como um direito humano, básico e fundamental, ancorado na Constituição Federal de 1988 e no espírito da reforma sanitária brasileira.
Defender o SUS é a única forma de garantir que a saúde seja um direito exercido por todas as pessoas, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, como descrito na Constituição.
O SUS foi criado para garantir que não houvesse barreiras econômicas, organizacionais, geográficas e socioculturais capazes de impedir a promoção à saúde, a prevenção, o tratamento e a recuperação de doenças e agravos.
Compreendemos que a atual gestão do SUS necessita de mais agilidade e aprimoramento, pois não promove o compromisso social, carece de recursos financeiros e de profissionais qualificados e adequadamente vinculados ao SUS. A precarização do trabalho no SUS também é danosa à saúde de todos. Entendemos que a resposta para a melhoria da gestão pública governamental não está na transferência de responsabilidade para organizações sem fins lucrativos, instituições filantrópicas de direito privado, ou mesmo a privatização. É preciso fortalecer, qualificar, inovar, monitorar e avaliar a gestão pública no SUS, contando com a participação dos diferentes setores da sociedade, uma vez que a saúde é também uma questão de cidadania. A defesa do SUS não se limita ao debate sobre recursos ou assistência médica. É uma questão política, de direitos humanos, de dignidade e justiça social.
O racismo influencia pessoas, coletivos, instituições e sistemas. O racismo nas instituições afeta normas, processos, procedimentos, a relação entre trabalhadores, gestores e usuários e a alocação de recursos. Invariavelmente, os grupos populacionais não brancos são sempre os mais prejudicados.
A PNSIPN é parte da histórica luta da população negra brasileira pela garantia do acesso à saúde, vem para criar oportunidades reais para o enfrentamento do racismo que afeta todos os setores de saúde, determinando a maior ocorrência de doenças e sofrimentos tratáveis e evitáveis entre as pessoas negras, em especial os grupos quilombolas.
É preciso atenção de todos nós à inexistência do debate sobre a saúde da população negra nos três níveis de gestão; às tentativas frustradas de negociação entre a sociedade civil e o poder público na atual conjuntura; à ausência de dados desagregados por raça-cor/população tradicional; ao descaso das estruturas governamentais com tais informações; à ausência de ações para reconhecimento dos Terreiros das diversas religiões afro-brasileiras como núcleos de promoção da saúde, e a não manutenção de espaços políticos importantes para o fortalecimento e controle social das políticas públicas de saúde.
O desmonte do SUS está fortemente associado à aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que institui o congelamento de gastos com despesas primárias no orçamento federal por vinte anos. A EC 95 atinge o financiamento de políticas sociais, engessa o orçamento, congela os gastos sociais e reduz a capacidade do Estado investir na garantia de direitos.
Conclamamos a sociedade a reagir à ausência de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos; à desvalorização do Programa Nacional de Imunização (PNI) e à perda da histórica contribuição brasileira frente às epidemias, pandemias e outros fenômenos para os quais é preciso a atuação do Estado, que tem cada vez mais contribuído com a precarização do acesso a serviços, à produção de tecnologia e conhecimento, com vistas à garantia do pleno direito à saúde para toda a população.
Finalmente, é preciso que o Brasil possa contar com a atuação de uma bancada parlamentar forte e politicamente sustentável, para extinguir a EC 95, reverter o desmantelamento das políticas de saúde, combater o racismo estrutural e atuar na perspectiva da defesa da promoção de qualidade de vida para a população negra brasileira, pois, sabidamente, o desmonte do Estado e do SUS serve apenas para agravar as já enormes disparidades sociais e étnico-raciais do país.
Diante deste quadro, é preciso lembrar que a sociedade civil e, particularmente, os movimentos contra o racismo, são parte desse processo em busca da garantia do direito à saúde, entre outros, razão pela qual a atuação vigilante de todos e todas nós é parte fundamental da política, além de um direito constitucional. Além do voto consciente, é preciso a mobilização da sociedade civil e o envolvimento de cada cidadão brasileiro, no que tange à valorização do SUS, a participação popular e o controle das políticas públicas de saúde no Brasil, em seus estados e municípios.
Leia também, a Carta aos Candidatos E Candidatas às eleições estaduais e federal de 2022.
Assine aqui o nosso Manifesto por um SUS para todos!
Confira aqui a relação das atividades conduzidas por diferentes organizações, movimentos e redes ao longo da Ocupação do 13 de Maio em Atenção à Saúde da População Negra no Brasil.
Assinam esse manifesto:
Rudá TerraPreta –Aliança Pró-Saúde da População Negra/São Paulo e movimento Lgbtqiap+
Sociedade Ketú Àse Igbin de Ouro/São Paulo
PPGSAS e PPGA/UFPA
NEAB/UnB
Celso Ricardo Monteiro – Sociedade Ketú Àse Igbin de Ouro
James Berson Lalane – FENAMI
István van Deursen Varga – Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas (NuRuNI), Universidade Federal do Maranhão
Rosana Batista Monteiro – UFSCAR
Sandra Pacheco – UNEB
Guillermo Alfredo Johnson – UFMA
Fabíola Jardim – ETNS
Ana Cristina Pereira Monteiro – Instituto OPUS
Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior – Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão
Raquel Souzas – UFBA
Elizabete Franco Cruz – EACH USP
Noel dos Santos Carvalho – UNICAMP
Fernanda Lopes – Niketche: Transformando Realidades
Antônio David Filho da Silva Morais – UNEGRO MA
Ana Paula – Abrasco
Arlete de Lourdes Isidoro – Associação Cultural Educacional e Assistencial Afro Brasileira Ogban
Dario Fortes Ferreira – Hospital Anchieta
Camila dos Santos Rodrigues – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Viviane Melo de Mendonça – UFSCAR
Andréa Suzana Vieira Costa – UFMA
Ademir Barros dos Santos – Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Universidade de Sorocaba
Teresa Cristina Alves Ferreira – UFMA
Maria Teresa Ferreira – UNEGRO
João de Deus Cabral Júnior – UFMA
Mariana Martha de C Silva – Integrante do ETNS (CNPQ| UFScar), Coletiva Corpos Insubmissos
Taís Rodrigues Tesser – EACH USP
Adélia de Moura Gomes – Afroafeto – Projeto de Autocuidado
Marcia Pereira Alves dos Santos – UFRJ
Abraham Cezar de Brito Rocha – FIOCRUZ
Naíde Santos – Intercambiantes Brasil
Roger Keller Celeste – UFRGS
Ionara Magalhães de Souza – ABPN
Maria Alice Santos – Pesquisadores em Saúde Pública
Ilza Antonia de Souza – UMA/UNIÃO NEGRA AVAREENSE
Maria José Salles (Zezé) – Sindicato de Engenheiros RJ
Sabrina Helena Ferigato – UFSCar
Pedro Fernando dos Santos Júnior – UFRB
Diana Anunciação Santos – ABRASCO
Camila Pimentel – Fiocruz Pernambuco
Sandra Regina de Souza Cruz – Elas Existem-Mulheres Encarceradas
Gisele Gomes – Área Técnica da Política de Saúde da População Negra de Porto Alegre
Raquel – UFRJ
Carla Rejane Goulart Bandeira – FASC
Walmir Siqueira – APEOESP
Mona Gizelle Dreger Nery – UEFS
Sheila Ventura Pereira – APROFe Associação Pró-Falcêmicos
Olinda Luiz – GT Racismo e Saúde ABRASCO
Louise Silva – Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Município do Rio de Janeiro
Iyá Cristina d’Osun – Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira e Saúde/RENAFRO SP
Youdeline Obas – Saúde do imigrante
Anderson Natanael – VNDI/Vidas Negras com Deficiência importam
Alexandra e Oliveira de Souza – Jeholu
Karine Cabral Passos – IBMR
Jovana Bernardt – Residência em Saúde Mental Coletiva UFRGS
Débora Hosana Ferreira Rangel – UERJ
Richard Evandro Guterres Alves – Associação Satélite Prontidão
Débora Oliveira Arcanjo – UVA
Rose Santos – Coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Recife / Secretaria de Saúde do Recife
Arnaldo Marcolino da Silva Filho – Aliança Pró-Saúde da População Negra/MNU
Jefferson Olivatto da Silva – Comissão Etnico-Racial CRP – PR
Maria Antonia Fulgêncio – Movimento Negro Unas Heliópolis e Região
Idalacy Barreto – Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
Mãe Sílvia de Sango – TU Caboclo Machu-Ma e Caboclo Girador das Matas/Pai Nago de Auranda e Vovó Cambinda
Lelia Maria Cavalcanti Moreira – Secretaria de Saúde de Recife
Fabiana – UFPA
Elidiane Elias Ribeiro – UFRJ
Lilian Cristina Rezende – UFMG
Diego Francisco Lima da Silva – Fiocruz-PE
Manoela Costa – SMS Santa Catarina
Elvio Aparecido Motta – OSCIP Ylê Axé de Yansã
Amanda Cristina da Silva de Jesus – Cia Caruru
Altamira Simões – Ayomidê Yalodê Coletiva de Mulheres Negras e LBTs
Camille Correia Santos – Uerj
Marcos da Silva Medeiros – Medeiros Consultoria
Maria Da Conceição Cotta Baptista – Kwê Cejá Gbé
Roberta Gondim – FIOCRUZ
Thamires Monteiro de Medeiros – FCMSCSP
Maria da Conceição Silva – União de Negras e Negros pela Igualdade/UNEGRO
Nathália Prince – Amparar/Associação de Familiares e Amigos de Presos
Camila Marins – Revista Brejeiras
Rogeria Peixinho – Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado entre Defensoras de Direitos Humanos/AMBRIO
Rafaella Silva – UERJ
Ivanete Alves Oliveira – UNEGRO
Kíssila Rangel – Universidade Federal Fluminense
Nilzete Gomes Evangelista de Oliveira – Comitê Saúde da População Negra/RJ
Pedro Lúcio Silveira – Movimento social quilombola
Tânia Ramos – Setorial de Negras e Negros
Alex Motta – Pastoral da Saúde Nacional
Tamiris Guimarães da Silva – Comissão Especial da OAN
Leila R Lopes – ACARMO LBT NEGRITUDE
Joelma Cezario – Coletivo 3DIGITAIS NEGRAS
Maria Cristina Ferreira dos Santos – ODABÀ/ASSOC. AFROEMPREENDEDORISMO
Dani Ursogrande – Roda de Afeto e Rede de Proteção
Moysés Longuinho Toniolo de Souza – RNP + Bahia
Beatriz de Souza Lima – Psol
Késia Marisla Rodrigues da Paz – UNEMAT
Regina Célia de Oliveira Bueno – AGANIM RJ
Reginaldo Alves das chagas – Secretaria de Saúde Icapuí/CE, COSEMS Ceara
Maria do Perpétuo Socorro Freitas – MNCP+
Rafael Rodolfo Tomaz de Lima – UFRN
Viviane Lira – Rede Nacional da Promoção e Controle Social da Saúde das LBT Negras/REDE SAPATÀ
Thais Cristine Prado Martins – Associação Beneficente Educacional e Cultural Ilê Asé Iyalode Oyo
Eduardo – Ase Ifaya Omi laye
Mae Nilce – Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Ile Omolú e Oxum – Ilê Omolú e Oxum
Paulo Vaccari Caccavo – UFRJ
Lucelia – ABRASCO/UNB
Rosa Rocha – FIOCRUZ
Flávia Saraiva Leão Fernandes – UNIFESP
Magna Barboza Damasceno – Prefeitura de Suzano
Monica Jung – Iede RJ
Michele Gonçalves da Costa – Comitê Tec. Saúde Pop. Negra do Município do Rio de Janeiro
Nilcea LV – Lua Vermelha
Augusto dos Santos – CAJA VERDE/Organização Ambiental Esportiva e Cultural de Cajazeiraspl
Romária da Silva Sampaio – Receitas da Vó
Rodolfo Castro – Fiocruz e Unirio
Sueli Oliveira – Movimento Nacional da População de Rua Bahia
Victor Grabois – SOBRASP
Wdson Lyncon Correia de Oliveira – Juventude de Terreiro do DF e Entorno
Alexandre da Silva – Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC Brazil)
Altair dos Santos Lira – Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores Negras e Negros/GT Saúde da População Negra
Omar Mota – ACCA/Associação Cachoeirense da Cultura Afro Brasileira
Ednalva Maciel Neves – PPGA
Marlene Lopes de Sales – Programa Municipal de IST/HIV e Hepatites Virais
Isabella Araújo de Oliveira Nogueira – Laspn/Liga Acadêmica de Saúde da Pop Negra
Jaqueline Oliveira Soares – GT Saúde e Racismo/ABRASCO
Clarissa Ada Cipriano Firmino – Liga Acadêmica de Saúde da População Negra
Fábio Costa Julião – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas/FMU
Lucas Eduardo dos Santos – Coletivo Megê
Ana Maria Viana – ABRATU
Ana Carolina da Silva – Coletiva Consolidando Saberes
Davi Rosário – ACODFAL
Emiliano de Camargo David – Instituto AMMA Psique e Negritude
Ester Maria Horta de Paula – Baobá Neuropsicologia/Aliança Pró-Saúde da População Negra/Movimento Afro Vegano
Antonio Carlos Sousa Santos – PIR Município de Taboão da Serra
Juliana Manzoni Cavalcanti – Casa de Oswaldo Cruz
Joel Bezerra da Silva Neto – Ile Alaketu Ase Oxolufan
Alexandra Roberta Brito da Silva Barros – Eco Vida
Teresinha Aparecida Lopes Paim – Presidente da Federação dos Quilombos do Estado do Rio Grande do Sul
Alexandra Santana de Jesus – Centro Cultural de Tradições Afrobrasileiras Ilê Axé Egi Omim
Lucas Alves – Axé Ile Oba
Midiã Noelle Santana – Commbne – Comunicação baseada em inovação, raça e etnia
Katia Edmundo – CEDAPS Centro de Promoção da Saúde
Richarlls Martins – REBRAPD
Sheila Regina Ferraz – Negra
Alder Mourão de Sousa – UEPA
André Luis de Oliveira Mendonça – UERJ
João Pedro Santos da Silva; IMS/UERJ – Coletivo Negro Makota Valdina-IMS/UERJ
Itamar Silva – Associação Escola sem Muros Grupo Eco
Marta Almeida – Movimento Negro Unificado de Pernambuco
Paola – Membro da Febrapsi
Andrey Roosewelt Chagas Lemos – União Nacional LGBT
Maria Gilda A de Oliveira – Etis/SES-RJ
Elza Maria Silva Oliveira – Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia
Denize Ribeiro – Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia
Jose Roberto Cravo – ACOMQUISC
Samilly Valadares Soares – Projeto Perpetuar
Elane Carneiro de Albuquerque – Coletivo de Ekedes e Ogãs do Estado do Amapá
Jacilda Trindade de Jesus Teles dos Santos – Rede de mulheres de Terreiros da Bahia
Jose Carlos Veloso – Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose
Simone Lopes – Grupo Eco
Hilton Pereira da Silva – UFPA
Maria Celina Bonfim – Associação de Mulheres Negras da Jaqueira do Carneiro
Ana Luisa Borges – Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa
Rosielma Santos – Egbambi Ile Axe Onicofa Bominja Omin
Ingrid Fabiane Santos da Silva – PPGENF EEAN/UFRJ
Juliana Brito – Biblioteca Comunitária Donaraça
Rony Coelho – Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)
Emidio Marques de Matos Neto – Conselho Estadual de Saúde do Piauí
Marisa Feffermann – Rede de Proteção e Resistência contra o genocídio
Sônia Oliveira Ramos – Movimento Mulheres da Jaqueira
Danubia Quaresma – UFPA
Hiury Milhomem Cassimiro – UnB
Osmar de Oliveira Cardoso – NESP / UFPI
Élida dos Santos – Catálogo Afro
Francisca Cardoso – Remnegra/Fórum Maranhense de Mulheres
Tula Andrade Cavalcante de Araujo – Faculdade Estácio de Sá
Leandro Pires – ISC/UFF
Edilton dos Santos Vilhena – Associação Comunitária de Negros do quilombo Pacoval de Alenquer- ACONQUIPAL
Lígia Marques Vilas Bôas – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Maria Helena Souza da Silva – Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e GTFEM
Valter da Mata Filho – Aya Psi/Grupo de Estudos de Psicologia e Relações Étnico Raciais
Gleysion Raimundo dos Santos – Negrex
Tarsila Flores – ENSP FIOCRUZ RJ
Rosecclair dos Santos Leite Site – FEBF-UERJ
Yuri Alencar da Rocha – Instituto Luiza Mahin (ILUMA)
Flavia Pinheiro Meireles – Cefet/RJ
Dinalva do Socorro Santos da Costa – Sociedade civil
Aline dos Santos Pires – Prefeitura de Guarulhos
Kelly Regina Sobral – EACH USP / Coletivo Interuniversidades de Assistência Estudantil
Brysa Delgatto Godoy – CAPS
Lúcia Xavier – Criola
Larissa Bortoloti Aquino – Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos
Rosenilda Botelho Gomes – Quilombola
Maria Eduarda Cavalcante de Araújo – Faculdade Estácio de Carapicuíba
Ivanise Helena Lopes dos Santos – Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo
Iraildes Santos Nascimento – Axé Opo Afonjá
Sandra Muñoz – Casa Marielle Franco Brasil
Anane Regina Simões de Sousa – Casa do Mensageiro/ Ayomide Yalode
Simone Lima Cunha Pinto – Movimenta Psi
Ana Luzia Mourão Calmon – Psicóloga
Fátima Lima – UFRJ, PPRER – CEFET e CASA DAS PRETAS
Ariosnaldo Silva da Serra – Instituto Afro-Brasileiro Imaculada Conceição IABIC PA
Vinólia de Jesus Andrade Silva Costa – Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa
Luzilene de Souza e Silva – Ayabas – Instituto da Mulher Negra do Piaui
Renilda de Oliveira – Rede de Mulheres Negras, Organização Mahim e Assoc.Papo de Mulher
Unai Tupinambás – Faculdade de Medicina da UFMG
Rute Sales – FEMN
Nilce Maria Ferreira Algave Garcez – GMNMA
Fariza Ibwe – Coletivo Negro Dandara
Rafaela Lima – UFMA
Mateus Brito – ISC/UFBA
Flávia Fernanda Silva de Lemos – Coletivo Alicerce
Silvana Brito Vera Cruz Serra – REMNEGRA, GRUPO DE MULHERES MÃE ANDRESA, PT e Coletivo Militância Socialista Força do PT.
Iria Ramos Oliveira – PPGENF UFPel
Marina Soares Mota – Cole Hildete Bahia
Cecilia Sune Novossat – UPE/V GERES
Vitor Igor Fernandes Ramos – Movimento da Luta Antimanicomial
Alexandre Lobo – IFRS
André Benassuly Arruda – Ufpa
Deivison Faustino – Universidade Federal de São Paulo
Francisco de Assis Comaru – UFABC
Luciene Lacerda – Instituto Búzios
Aline de Moura Rodrigues – Coletivo Atinuke;
Paulo Roberto Gomes do Nascimento – Centro Santo Antônio Pgum
João Batista Dentinho – ENAEP/Entre Nós. Assessoria Educação e Pesquisa em Gênero e Questões Raciais.
Ìyálòrísá Joilda Ti Òsùn – Joilda Pereira de Jesus; Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu / Renafro Núcleo Arapongas/Pr
Eddie Mansan – Ylê Axé Ópó Omim I
Angelo Paganelli – SINTEPP
Telma Regina de Paula Souza – ViAs
Sérgio Alves Brito – MNU Macaé/RJ
José Adão Oliveira – MNU
Maria Alice Bittencourt – GT FEM
Juliana Novais – Marcha Mundial das Mulheres
Ana Léia Moraes Cardoso – Malungu
Edilson de Jesus Sá – Coletivo Ma-Maputo
Maria do Socorro Guterres – Rede de Mulheres Negras do Maranhão
Rosane da Silva Alves Cunha – Prefeitura Municipal de Volta Redonda/SMS e PMV (SMAS)
Reinaldo Miranda de Sá Teles – ECA/USP
Etna Kaliane Pereira da Silva – GT Racismo e Saúde/ABRASCO
Sandoval D Lameira – ACORQBU
Clatia Regina Vieira – FEMNEGRAS/RJ
Dandara Rudsan Sousa de Oliveira – Coletivo Amazônico LesBiTrans
Magna – Negras que movem
Priscila França – Instituto Equânime Afro Brasil
Josanira Rosa Santos da Luz – Centro de Cultura Negra do Maranhão
Débora Maria da Silva – Movimento Independente Mães de Maio
Sandra Martins – COJIRA-RIO/SJPMRJ
Maria Dolores de Lima e Silva – FÓRUM ESTADUAL DE MULHERES NEGRAS
Marcia Monjardim – Coletivo Feminista Santa Luta
Luciana Araújo – PSOL/MNU/MMNSP
Éle Semog – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP
Manoela Laitano – branquitudes.org – veículo coletivo de enfrentamento aos racismos apontando a branquitude
Marcha das Mulheres Negras de São Paulo
Hack Basilone – Comissão de educação em direitos humanos do CEDH-RS
Maíra Morelle Alves – Resistência Popular
Murilo Muí Müller Moreira – Kaza Okupa Cultural Jiboia
Vânia Bretas – UBM/União Brasileira de Mulheres do RJ
Verte – Okupa Kaliça e Kasa Okupa Cultural Jiboia
Felipe Alexandre – GT SPN da SBMFC
Nilza Iraci – Geledes Instituto da Mulher Negra
Sandra Aparecida Furtado – Kwê Mina Odan Axé Boço Da-hô
Maria Fernanda Marcelino – Marcha Mundial das Mulheres
Maria Inês de Souza – Igreja Católica Apostólica Romana
Valentina Eva Nieto – Okupaçao Kaliça
Rosilene Torquato de Oliveira – Agentes de Pastoral Negros do Brasil APNs
Eliana Maria Custodio – Instituto Omolara Brasil
Alva Helena de Almeida – Articulação Nacional de Enfermagem Negra
Sonia Lage – MNE/Grupo de Mulheres Yepondá – ONG Mão Amiga -Coletivo de Mulheres Negras GP-
Taina Silva Santos – Unicamp
Marco Túlio de Oliveira Costa – Prefeitura Municipal de Nova Lima
Astrogilda Pereira dos Santos Valentim – ASSOCIAÇÃO BAOBÁ DE CANTO CORAL
Marcelo Paixao – The University of Texas at Austin
Helena Piragibe – União Brasileira de Mulheres – UBM, Conselho Nacional de Saúde
Carla Luciene lima da Silvia – Coletivo Panapanás
Ligia Cardieri – REDE FEMINISTA DE SAÚDE- RFS
Taís Alves de Lima Matos – UBM
Karla Ferreira G de Araújo – Unicamp
Eline Jonas – União Brasileira de Mulheres/UBM
Carlos Augusto Baptista – Banda Caixa Preta/Jongo Contemporâneo
Valéria Costa Pacheco – ARD-MG
Regina Adelaide dos Santos – Lágrimas das Pretas, MMM, Flores de Lotus
Monica Gurjão Quintão – Unegro
Flávia Mendonça Pereira – Associação Apadrinhe Um Sorriso
Luciene – Pela Ordem Primeiro Elas
Maria Inez da Costa Gomes da Silva – UNEGRO Maricá
Eunice Batista – Meta Assessoria em Desenvolvimento Humano
Flávia Viviana Cavalcanti Gonçalves – Docente, ativista e gestora
Anina Dias – Cineclube Cidadania
Luciana Lindenmeyer – Rede de Mulheres Negras do Ceará
Cristyane Sousa Silva – MNPR
Otair – LEAFRO-UFRRJ
Maria de Fátina Oliveira Maciel – Casa de caridade Seara de boiadeiro
Vitoria Bernardes Ferreira – AME/Amigos Múltiplos pela Esclerose
Maria Luiza Pinho Pereira – GTPA-Fórum EJA/DF
Maria da Piedade Marques de Souza – Rede de Mulheres Negras de Pernambuco
Cândida Fernandes da Cruz – Bancários/PE
Ana Luíza Moreira Pauferro – Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Fernanda Afeto – Carolinas Soltem Suas Vozes
Amanda Sobreira – Fiocruz
Allyne Andrade e Silva – Insper
Gilberto Teixeira Lima – Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos/SDDH
Aduni Benton – MOVIDADE Nacional
Fernanda Souza de Bairros – UFRGS
Regina Rizzo Ramires – SME-PMSP
Estreliane Vidal Charles – MOVIDADE
Angela Maria de Lima Nascimento – Universidade Federal de Pernambuco
Maria das Dores do Rosário Almeida – Imena
Elza Mota – APEC
Ilka Veras Falcão; Ufpe
Luiza Batista Pereira – Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas)
Naira Silva Fernandes – Fórum Estadual das Mulheres Negras
Anderson Carvalho da Silva – OAB Caruaru/PE
Anna Beatriz de Sá Almeida – Fiocruz
André Pereira da Silva – UFSCar – Lagoa do Sino
Tallis Bastos de Jesus – CDCM Casa Anastácia | Casa de Caridade Nossa Sª Aparecida e Seu Zé Pelintra
Félix João da Silva Junior – Centro de Prática e Pesquisa N’Golo Capoeira Angola
Augusto Pereira Silva Neto – Ile Asé Akofá Ologunede Arominile
Sandra M S Andrade – Mariana Crioula Ngolo/MG
Raquel Willadino – Observatório de Favelas
Sandra M S Andrade – CONAQ
Beatriz Thiago Ferreira de Almeida – MNU
Ação de Mulheres pela Equidade – AME
Alan Brum Pinheiro – Instituto Raízes em Movimento
Damiana Bernardo de Oliveira Neto – Ação de Mulheres pela Equidade/AME
Glaucia Almeida Marinho – Justiça Global
Babalorixá Thiago de Xangô (Thiago Carvalho) – Ilê Asè Òbá Labí
Katiuscia Lucas Severino (Yakekere Katiuscia de Yemanjá) – Ilê Asè Òbá Labí – Território de matriz africana de memória da nação Ketu.
Priscilla Galindo Villas Boas – CEREST Duque de Caxias
Tania Cubiça – Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras
Rede de Mulheres Negras do Paraná
Angelica Basthi – ABIA/Cojira-Rio/SJPMRJ
Delia Maria Catullo de Goldfarb – CDPI
Isabel Cristina Lopes Barbosa – Redes de Desenvolvimento da Maré
Jessica Souto – Movimentos: Drogas, Juventude e Favela
Manuela Trindade Viana – IRI/PUC-Rio
Ana Bartira – Ceabir
Baba Diba de Iyemonja – RENAFRO SAUDE
Roseane Maria Corrêa – Coletivo Negro Fiocruz
Luciane Vicente do Nascimento – Coletivo Negro Fiocruz
Camila Barbosa da Silva – UNIVAG
Hilda da Silva Gomes – Fiocruz
Cristhiane Malungo – FEMNegras/RJ
Ana Lucia Pontes – FIOCRUZ/ABRASCO
Adriano Panatieri dos Santos – CODENE
Claudia Rodrigues de Oliveira – GT Racismo e Saúde ABRASCO
Marco Antonio Rodrigues de Souza – CEFET
Sebastião Bruno Taveira da Silva – Ministério da Saúde
Gabriela Louzada Ramos – 8M Fiocruz
Cecília Maria Izidoro Pinto – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Alberto Miranda – Afroquilomba
Camila de Jesus Ribeiro – Ori
Hildete Emanuele Nogueira de Souza – Rede Afroquilomba
Tarini de Souza Faria – Coletivo Negro Ensp/Fiocruz
Wesley Oliveira do Nascimento – NEGRECS
Lisiane Vieira dos Santos – ACMUN
Susane Beatris dos Santos Souza – ACMUN
Laís Mariano de Paiva – UFF
Cristiane Teixeira da Silva Vicente – Coletivo Negro Fiocruz
Heriberto Gregório dos Santos – Grupo Cultural Caretas do Mingau Saubara
Francisca Izabelda Silva Bueno – Associação Cultural de Mulheres Negras/ACMUM
Maria Ines Barbosa – INES
Sttefânia Zaccarias – ACMUN
Solange Oliveira dos Santos – Rede Afroquilomba
Marcia Mirandela – Prefeitura do RJ
Bárbara Oliveira de Paulo da Silva – Fiocruz
Karin Juliana Daffinyn da Silva – UFRGS
Ana Luce Girão Soares de Lima – Fiocruz
André de Bará – Afro Religiosa
Carima Atiyel – UFRGS
Karina Caetano – Nascer no Brasil/Fiocruz
Valentina Carranza Weihmuller – Fiocruz
Nelza Jaqueline Siqueira Franco – Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Jorge Nunes Dias – Unir raças
Luciana Danielli – Icict/Fiocruz
Jaqueline Lima Borges – Promotora de Saúde da População Negra
Ionata Souza – DOKITA
Mayara Câmera Brandão – Fiocruz
Tiago Usiel Da Silva Xavier – UFMG
Tiago Lopes Bezerra – ENSP
Inaí Nascimento – ACMUN
Rosane de Assis Barbosa – I.O.C/FIOCRUZ e FAV (Faculdade e Escola de Dança Angel Vianna RJ
Nathalia Matola Lima – Medica de Familia e comunidade e professora, preceptora e coordenadora pela UNIFASE/FMP
Anakeila De Barros Stauffer – EPSJV/Fiocruz
Paulo Klingelhoefer de Sá – Faculdade de Medicina de Petrópolis
Letícia de Lima Raymundo – Mestranda PPGCOL UFRGS
Maria Geneci Silveira – MNU
Edmilson Santos Reis – Afroquilomba
Macilei Maciel – Federação de Umbanda e Candomblé do RN
Bruno Moreira – TEB
Denilson Batista Rodrigues Ferreira – Associação de Consciência Negra Quilombo/ASCONQ
Eloá Kátia Coelho – UFRGS
Luciana Silvério Alleluia Higino da Silva – Fiocruz Ceará/ UFRJ
Renata Freire Cruz Rezende Figueira – Icict/ Fiocruz
Maria Letícia de Oliveira Garcia – Conselho Municipal de Saúde Porto Alegre
Elisângela de Jesus Santos – IFSP/Instituto Federal de São Paulo
Miriam dos Santos Quirino de Castro – Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba e SEDUC
Valcler Rangel Fernandes – Fiocruz
Mayalu Silva – Fiocruz
Norma Lúcia Souza – FNG/Frente Negra Gaúcha
Emilia Raquel – TEB/Tenda Espírita do Boiadeiro
Adriana Miranda de Castro – Fiocruz
Paula Ulysses de Moraes Torracca – PUC Rio
Jose Orivaldo Mengele Jr. – Unifase
Mariana Albuquerque – Fiocruz
André Luiz Cerqueira Ferraz – ASSERVISA/Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado do RJ
Marcelo Dias – IPCN
Sonia Maria Santos – IPCN
Alex dos Santos Goes – Afroquilomba
Helen – Fiocruz
Monica Marcia Martins de Oliveira – Fiocruz
Célia Mariana Barbosa de Souza – Grupo de Estudos Afro-Brasileiros HCPA
Gabriela Santos – Negrex
Constância Ayres – Fiocruz
Luana de Azevedo Paganoto Ramos – Ensp
Claudia Cristina dos Santos Andrade – UERJ
Ana Lúcia Corrêa de Souza – Conselho Estadual de Saúde
Ana Claudia Barbosa – IFRJ
Marcia – ENSP/FIOCRUZ
Flávia Enne Braga – IPCN
Magali Beatriz de Lima Borges – Instituto Apakani
Élida Cristina Araújo das Neves – ASCONQ/Associação de consciência negra quilombo
Ângela Maria Pereira – Coletivo Travessias – Pós-graduandxs do IAM/Fiocruz-PE
Jefferson Luiz de Souza Dantas – Instituto de Pesquisa da Cultura Negra
Marly Cruz – Fiocruz
Ana L L Monteiro – COC/Fiocruz
Luciana Ferrari Espíndola Cabral – CEFET-RJ
Jurema Elismar de Araujo – IPCN
SandraRegina Gonçalves da Silva – Uneb
Luciana Rosalina Cruz – Coletivo AfroTu
Daniela Alves Minuzzo – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Renata Vilela Rodrigues – Universidade Federal de Mato Grosso
Maria Aparecida dos Santos – Fórum da Cidadania de Santos
Deisy Rocha Farias – Afroquilomba
Karla dos Santos da Costa Braga Mariano – Coletivo Negro Fiocruz
Gláucia Gomes de Azevedo – Ilé Àse Òpó Odebomin
Hugo Leonardo Rodrigues Soares – Frente Estamira
Uelen Medeiros – Afroquilomba e Coletivo Resistir e Avançar/Bahia
Marcia Gloria da Costa Lima – IPCN
Simone Beatris da Silva Brum – Comitê Técnico de Saúde da População Negra
Edith França de Carvalho – Coletivo Negro/Fiocruz
Tamiris Pereira Rizzo – Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e Saúde
Mariana da Conceição de Andrade – Elas Existem Mulheres Encarceradas
Fátima Moura – IPCN
José Marcelino de Santana Silva – AfroQuilomba
Maria Augusta de França Oliveira – Coletivo Porto Negro da Baixada Santista
Olga de Castro Martins – Fiocruz
Aurélia Rios – Coletivo Mulheres Negras no Front
Ana Paula de Alencar Macário Silva – Fiocruz
Kelma Moraes – Pai João de Angola
Carla Maria Teixeira Coelho – Fiocruz
Andrea Gama – IPCN
Aline Degrave – ENSP/Fiocruz
Luiz Antônio Nolasco – Enfermeiro
Maria Aparecida Diogo Braga – PT de Volta Redonda
Daniel Veloso Hirata – GENI/UFF
Eloa Silva de Moraes – Articula Preta Coletiva de Mulheres de Paraty
Polyanna Nascimento Mendes – IFF/Fiocruz
Rebeca Patricia Mendonca Machado – UFRJ
Ana Brito – IAM/Fiocruz-PE
Laurenice Pires – Coletivo Negro/Fiocruz
Wallace – Entidade Maré
Jacks Williams Peixoto Bezerra – Fiocruz
Isabella Maio – Ensp/Fiocruz
Leonardo Légora – Conselheiro Estadual de Saúde-RJ
Paula Dias Bevilacqua – Fiocruz
Fernando do Nascimento Virissimo – Pmar
Renata Mendes da Silva Pinheiro – Fiocruz
Camila Athayde de Oliveira Dias – Fiocruz
Danielle Bertolini da Silva – Cumbaru Produções Artísticas
Luiz Filipe Fortuna – IFF/Fiocruz
Polianna De Souza Correa – CRDH
Monica Olivar – FIOCRUZ
Renata de Lima Machado – ENSP FIOCRUZ
Manuella Thereza Cabral Pessanha – ENSP Fiocruz
Daniela Dias Vasconcelos – Prefeitura de Divinópolis
Cláudia Brito – Fiocruz
Vitor João Ramos Alves – Universidade de Brasília
Mariana de Queiroz Rocha Darmont – PPGSCM
Andreia Soares de Souza – SEMUSA
Eloah Oliveira Corrêa – Coletivo Negro/Fiocruz
Cláudia Nascimento – IPCN
Vitor Nascimento Universidade Federal Fluminense – UFF
Wanessa Natividade Marinho – Fiocruz
Sandra Helena Torres Bello – QuilomboAllee
Plinio Temba – IPCN
Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da Silva – Núcleo do PCRI/SMS Salvador – BA
Ana de Souza Neves – IPCN
Heldia Silva de Oliveita – Ufrj
Luciana Narciso – FIOCRUZ
Daise Rosas da Natividade – Coletivo de Redes Aya e REAFRO
Kiara Olivett – UFPR
Manoel Pascoal Rodrigues Nasci – IPCN
Rita Montezuma – UFF
Claudia Bonan – Fiocruz
Glauco Vital – Ativista LGBTI+
Poliana Gualberta Soares de Oliveira – EABP Saúde prisional
Ideojane Melo – Coletivo de Mulheres de Feira de Santana
Ana Paula Assumpção – UFF
Marco Paulo Valeriano de Brito – Ministério da Saúde/Superintendência do Estado do Rio de Janeiro
Sharllene Silva – Coletivo Negro/Fiocruz
Cristiane Batista Andrade – Fiocruz
Vera Regina Paula Baroni – Uiala Mukaji Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco
Simone Oliveira – Fiocruz
Paula Santana – Instituto Ose Dudu
Thatiane Santos da Silva – NEGREX
Isabelle de Oliveira Moraes – Instituto Fernandes Figueira
Luciene de Azevedo Cardeal Santos – Prefeitura de Lauro de Freitas
Sônia Pinho – Fiocruz
Letícia Pessoa Masson – Fiocruz
Lorrane de Andrade Pereira – APG Fiocruz
Bianca Borges da Silva Leandro – Fiocruz
Lucia Mariaci Ribeiro Martins – Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadoras Negras
Analia Silva – Mulheres Negras no Front / PT / Educafro – São Vicente
Augusto João Américo de Sousa – FIOCRUZ
Eliane Silva dos Santos – Afroquilomba
Jarbas Vasconcelos do Carmo – OAB
Luciana Silva – IBRAPEJ
Marcio Madeira – IPCN (Instituto de Pesquisas das Culturas Negras)
Ivonete Pereira Tavares – INEAC
Jéssifran Silveira – UFSCar
Kleber Rocha – Associação Negra de Cultura
Ademilde Ribeiro – IPCN
Josanira Rosa Santos da Luz – Grupo de Mulheres Negras do Maranhão e do Centro de Cultura Negra do Maranhão
Edilene santos de Jesus Souza – Unegro/Bahia
María Emília Sumar Pereira – Est. Vicenzo Rivetti/Rio de Janeiro
Maria José D’Avila – SES Rio Grande do Sul
Veronica Fernandes de Jesus – Padf/Rio de Janeiro
Lia Moraes Cardoso – Comunidade quilombola África e laranjituba
Denilson Rodrigues de Souza – Instituto de Saúde
Aparecida do Carmo Miranda Campos – APNs/Agentes de Pastoral Negros do Brasil
Apio Vinagre Nascimento/Taata Munhange Kia Ngunzo da Goméia – Terreiro São Jorge Filho da Goméia
Aline Santos de Oliveira – MNU
Débora S. Teixeira – UERJ
ANDREA APARECIDA DE JESUS MENDES – Orí/Pretação Arte
Alice Daflon Gomes Fraiz – Associação de moradores, ABMMD e ABJD
Rosivaldo da Graca Ramos – AMARQUIM
Ariolana Conceição do Carmo Pereira – IPCN
Keit Lima – Educafro
Jo – SER
Celson Borges Bomfim Santos – SMS Salvador
Regina da Silva Miranda – SEMAPI
Eliana Brito Nascimento – Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios- BA
Brenda Nascimento – Liga de Saúde Coletiva de Macaé
Airton Ferreira – Centro de Cultura Negra do Maranhão
Lia Moraes Cardoso – Comunidade Quilombola África e Laranjituba
Denilson Rodrigues de Souza – Instituto de Saúde/SES São Paulo
Aparecida do Carmo Miranda Campos – APNs/Agentes de Pastoral Negros do Brasil
Apio Vinagre Nascimento / Taata Munhange Kia Ngunzo da Goméia – Terreiro São Jorge Filho da Goméia
Aline Santos de Oliveira – MNU
Débora S. Teixeira – UERJ
Aandrea Aparecida de Jesus Mendes -Orí Pretação Arte
Alice Daflon Gomes Fraiz – Associação de Moradores, ABMMD e ABJD
Rosivaldo da Graca Ramos – AMARQUIM
Ariolana Conceição do Carmo Pereira – IPCN
Keit Lima – Educafro
Jo – SER
Celson Borges Bomfim Santos – SMS Salvador
Regina da Silva Miranda – SEMAPI
Eliana Brito Nascimento – Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios – BA
Brenda Nascimento – Liga de Saúde Coletiva de Macaé
Airton Ferreira – Centro de Cultura Negra do Maranhão
Novaldo Pereira Filho – Ilê Alaketu Ase Omo Ogunjà
Yara de Oliveira Rosa – Ilê Ase Oluaye Omode Okorin Efon
Acácio Sidnei Almeida Santos – Universidade Federal do ABC
Bianca Helena Emmerich do Rego – Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima
Candido Pessôa – Paradigma
Luiz C S Jeolás – Uel
Diully Siqueira Monteiro – UFPA
Patrícia Cordeiro – Instituto Universidade Popular/UNIPOP
Jenadry Bule – Pesquisador, PPGEC UFPA
Elton Santa Brígida do Rozário – Prefeitura de Lagoa Santa MG
Suzana Rosa André – UFRJ
Sandra – Mulheres Possíveis
Jessyca da Rosa Santos Barcellos – ACMUN
Welington Barros Nascimento União de Negros pela Igualdade – UNEGRO/ES
Cecilia Coimbra – GRUPO TORTURA NUNCA MAIS/RJ
Irislane Pereira de Moraes – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UNIFAP)
Luciana Ciriaco Souza – Coletivo FEPNES
Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES + Diversidade
Jurema Werneck – Anistia Internacional Brasil
Gabriela Santana Camuçatto – 1Qdeafeto
Marina Maria Fiocruz – Icict
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA – Instituto de Cidadania e Direitos Humanos/MG
Rosimar Silva Domingos – Caxambu do Horizonte
Daniel Becker – CEDAPS
Maria das Graças Gregório da Silva – Coletivo Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado do Espírito Santo
Partido Comunista Brasileiro (PCB-RJ)
Sandra Coleman – SUNY New Paltz
Natália Cordón Fortuna Pereira – FMB UNESP
Márcia da Silva Pereira – Fiocruz
Renato Santos de Azevedo – Produção Preta
Tatiana Gerhardt – UFRGS
Márcia Lopes – SES
Valber da Silva Frutuoso – Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Priscila Rodrigues de Jesus – INCQS/FIOCRUZ
Micaela Marques Santana Alves – Coletivo Negro Fiocruz
Maria Fernanda Barbosa – INCA
Clever Pereira Teixeira – Ile Oba Ase Ogodo
Gustavo Moraes da Silva – Ilė Oba Àṣẹ Ogodo
Aline Alves – Ilê Oba Ase Ogodo
Monalisa Nascimento dos Santos Barros – Uesb
Daniel Souza – Ile Obá Asè Ogodo
Priscila Paciência – Ilê Oba Asè Ogodo
Tatiane M M dos Santos – Ile Oba Ase Ogodo
Thamires de Souza – ILÊ OBA ASÉ OGODO
Jéssica Remédios – Instituto de Estudos para Políticas de Saúde
Loucos Handberg – Ilê Oba Axé Ogodo
Everton Sampaio – Ilê Obá Asè Ogodo
Victória Alves Campos – Ilê Oba Axé Ogodo
Gabriela Da Silva Costa – Ilé Obá Asè Ogodo
Pamella Moraes – Ilê Oba Asé Ogodo
Andréa Maria de Jesus Bispo dos Santos – Ile Oba Ase Ogodo
Laide Laura Souza Bessa – Ilé Obá Asè OGODO
Lucélia Terezinha Avelino – Compir Cubatão
Lilian de Lucca Torres – Centro Universitário FAAP
Jeronimo Silva de Santanna – Projeto Social Família G300
Ana Carolina Lima – FJUNN
Edson Bomfim Santos – Quilombo Raça e Classe/ES
Márcia Maria Ferreira de Brito Lima – Ilê Axé Ewá Olodumare
Alcides Jorge Carvalho dos Santos – Associação Cultural e Religiosa Sítio de Paz/Ilé Orisá Nlá Asé Obalodó
Mãe Cláudia de Ogum – Abassá de Ogum
Jussara Cony – União Brasileira de Mulheres UBM
Manoela de Oliveira – Ilê Oba Àse Ogodo
Maria José Honorato Pacheco – CPP
Ana Luiza Lapim – Ile Obá Ásé Ogodo
Maria do Carmo Sales Monteiro – Escola Municipal de Saúde de São Paulo
Paola Valentina – Amigos da Arte
Catiane Lopes – Secretaria Municipal de Saúde
Cezar Henrique Barroso Tardin – Templo de Culto ao Sagrado Casa de Capa Preta e Maria Mulambo
Manuela Brito dos Santos – Secretaria Municipal de saúde Salvador/BA
João Ferreira Silva Junior – ENSP/Fiocruz
Junia Cajazeiro – Fiocruz
Thalia de Nazaré da Luz – RMNPR
Ivana Marcia Moraes Braga – Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa
Karem Luci de Faria Mello – Aliança Pró-Saúde da População Negra/SP.
Talita Correia – FRN
Bruno Correia da Mota – Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es)/ANPSINEP
Tatiane Bahia do Vale Silva – Universidade do Estado do Pará (UEPA)/ Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Cintia Fernanda Lemos Rita – Promotora Legal/POA
Pai Paulo Terreiro N. Sr. Do Bonfim -Terreiro N. Sr. Do Bonfim
José Moura Gonçalves Filho – Instituto de Psicologia/USP
Ariadne Moraes – Ilê Oba Ase Ogodo
Fernanda Silva e Sousa – Ile Oba Ase Ogodo
Robert – Ilê Oba Ase Ogodo
Alex Sandro da Silva Figueiredo – Ilê Oba Áse Ogodo
Rita de Cassia Batista – SMS
Luz Ribeiro – Ilê Oba Ase Ogodo
Domenica Venancio Tiburcio – Ilê Oba Asé Ogodo
Adriane das Neves Silva – Unegro
Silvia Gerschman – Ensp /Fiocruz
Carlos Kusano Bucalen Ferrari – Universidade Federal de Mato Grosso
Samantha Vitena Barbosa – ENSP/ Fiocruz
Conceicao de Maria P A Rosa – Sindipetro
Genésio Pinto de Arruda Neto – Kwe Ceja Lagi Deji Aye Benin Nidan
Oneide Monteiro Rodrigues – Instituto Nangetu de Tradição Afro e Desenvolvimento Social
Julio Cezar de Andrade – Ilê Ase Ayedum
Élida Hennington – Fiocruz
Ana Karen de Oliveira Souza – Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e Partido Comunista Brasileiro
Sueli Francisca das Neves Gama – Ilê Axé Omò Orã Xaxará de Prata
Fabiana Pinto – Instituto Marielle Franco
Frederico – Capoeira Raça
Maria do Socorro Carneiro Madeira/Mãe Maria Cerrado – Santuário de Maria Terreiro da Vovo Maria Vonfs
Renan Oliveira de Carvalho – Ile Omin Asé Ojarò Sangò Igbarú
Remi Gotardo Casagrande – CPT
Flavio Wittlin – Viramundo
Maria Rita de Cassia Costa Monteiro – UFPA
Vânia Maria Ferreira de Freitas – Comitê Popular de Luta Paulo Freire/SP
Robinson Ayres Pimenta – Fórum em Defesa da Vida/Vale do Aço
Rita Luciana Bispo – Ìya Luciana de Oya – Ile Oba Ase Ogodo
Josilene Brandão da Costa – Coletivo Dan Eji
Angela Maria Benedita Bahia de Brito – Movimento Negro de Alagoas
Valdisio Luiz Caldas Fernandes – Instituto Búzios
Juliano Baltazar Pereira – Coletivo Negro Minervino de Oliveira
Alexandra Pontieri – Articulação de Mulheres Brasileiras
Stellamaris Pinheiro – Luta Antimanicomial
Nayara Lúcia Soares de Oliveira – Conselho Municipal de Saúde de Campinas e Movimento Popular de Saúde de Campinas
Aparecida Sílvia Mellin – Frente pela Vida/Campinas e Região
André de Camargo – GTT Antirracismo Mandato Guida
Valeria Rachid Otavio – Coletivo Feminista Psol/Vinhedo
Ana Lúcia de Saboya Lessa – Rolezinho das Caras pretas
Laura Oliveira Alberti – Estação Psicanálise
Juciney Nunes dos Santos
Yasmin Alcantara Galvão Pereira – MNU
Lígia dos Santos Ferreira – Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores/as e Pesquisa – GIFOP/UFAL
Regina Fernandes Flauzino – CRIOLA
Daniele Elias Santos – AMOQC
Lidiane Bravo da Silva – Ensp/Fiocruz
Marcelo dos Santos Monteiro – CETRAB/Centro de Tradições Afro-brasileiras
Sandra Giselly Lessa Maximo – APHERON/ FENAFAL
Aparecida Celia dos Santos – Ilê Axé Obá Inã
Anderson Araújo – FUNDAÇÃO HEMOPE
Neuza Freitas – Diretora Executiva do Sind Saúde MG
Danilo Martins Roque Pereira – Coordenação de Saúde da Pop Negra – Jaboatão dos Guararapes (PE)
Caroline Medeiros Souza Freitas – Cetrab
Elvis Silva Magalhães – Fenafal/Abradfal
Ana Lúcia Ferreira/Iyá Lúcia de Oxum – Renafro Baixada
Mara Regina Aparecida Vidal – Ilê Ti Erin Mú Ayó
Paula Land Curi – Programa Extensionista Mulherio: tecendo redes de resistencia e cuidados GSI/PROEX/UFF
Mônica Aguiar – Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova
Tânia Almeida – UERJ
Giorgia Carolina do Nascimento – Unicamp
Maria Ildete Leal Falciroli – Fórum de Mulheres Paulínia
Janaína de Lourdes Rodrigues Martini – Comissão de Direitos Humanos OAB Mogi Guaçu
James Nogueira Lino Benicio – OGBAN
Berenice Kikuchi – Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo
Roudom Ferreira Moura – SES/SP
Claudio Gruber Mann – Instituto de Psiquiatria da UFRJ
Priscila da Silva Santos – Priscila Santos
Maria Cristina do Nascimento – Rede de Mulheres Negras de Pernambuco
Daiana Cristina Machado Alves – Fundação Estatal Saúde da Família
Ivanilda Souza de Brito – SINDSAUDE/BA
Francisco dos Santos Santana – Comitê Baiano de Combate da Tuberculose
Iêda Maria Fonseca Santos – Renafro Bahia e Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra
Juvenal Alberto Santos Oliveira Júnior – Núcleo de Promoção e Educação a Saúde de Ilhéus
Maria Edna Bezerra da Silva – CEBES
Henrique Nunes da Silva – UNISAL
Thaíse Ricardo – Núcleo de estudos em gênero, raça e saúde (NEGRAS)
Liliane de Jesus Bittencourt – UFBA
Lucas Rodrigo Batista Leite – UFAM
Veronica Maria da Silva – Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial
Vanessa Alves – Associação de Bairro
Weslley Wallace Rodrigues – Sind-UTE
Thalita Analyane – PREMISCA
Ailda Ribeiro Anacleto – COMPIR/Neabi
Maria da Conceição Costa Rivemales – UFRB
Danilo Martins Roque Pereira – Coordenação de Saúde da Pop Negra e ANEN
Raissa Aurea – Revolução Preta
Edleide Xavier – SMS Salvador
Joseane Bonfim – Estatal
Sheilla Carla Neves dos Santos – FESF-SUS
Tiago Vinicio Guimaraes Da Cruz – Frsfsus
Sandra Muñoz – Casa Marielle Franco Brasil
Regina Lúcia dos Santos – MNU Movimento Negro Unificado SP
Katussia Benedita Santos de Almeida – Coletivo Piranga Popular, PLP
Jacqueline Caroline do Carmo Alcântara Lucena – Instituto Jack’s Children
Maria Doralice de Sousa – Espaço Cultural D’Venetta
Uiara Lopes Nonato – Mulheres de Axé do Brasil
Bárbara Mendonça Macedo – Comitê Técnico da Saúde da População Negra de Niterói
Ana Mielke – Círculo Palmarino/Marcha das Mulheres Negras de São Paulo
Iêda Santos – RENAFRO SAÚDE/BAHIA
Verciane Gomes da Silva – Coletivo Rosa Parks
Lindacy Silva de Assis – Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco
Adailton da Silva – OBSAM/UFJ
Solange Maria Oliveira
Luis Eduardo Batista
Sheila Brasileiro
José Severino da Silva
Nicanor R S Pinto
Valéria da Silva Alves
Silvia Tahamtani
Yasmin Raffaela Santos Lobato
Idalia Landim Fernandes
Erika Fernanda Monteiro de Carvalho
Daniella dos Santos Pires
Rita Vasconcelos
Edna Araújo
Rejane Oliveira
Taís Jaqueline dos Santos
Helena
Cintia Brogni Oliveira
Heloisa Rosa
Maria José Menezes
Vitor Kozlowski
Matheus Igor Rodrigues da Silva
Ana Vinagre
Maria Inês da Silva Barbosa
Eliana Aparecida Novaes
Renata de Moura Cruz Quintanilha
Natália Cabral Passos
Gabriela Rodopiano
Nayra Cristina Motta Da Silva
Maria Luiza Saraiva Pereira
Rafaella Santos de Lima
Laura
Karine
Ana Camila
Clara Maia Pazzola
Valdirene Gomes Pereira
Ana Paula Maria dos Santos
Bárbara Figueiroa
Ivanise Tibúrcio Cavalcanti da Silva
Jean Dantas
Fernanda Moreira da Silva
Marcia Ogata
Tania Macêdo Costa
Izaide Ribeiro dos Santos
Pablo Vieira Sant’Anna
Juliane Pereira da Silva
Rodrigo Nogueira da Silva
Talitha de Araújo Rodrigues
Isabelly Martina da Silva Ramos
Maria Anita da Silva Gonçalves
Ana Lúcia Martins de Azevedo
Maynara Guaripuna
Leonilda Maria Almeida de Oliveira Valente
Dilma Cupti de Medeiros
Francyne da Silva Silva
Thaís Fernanda Lima da Silva
Cleide
Guilherme de Sousa Barbosa
Iraci do Carmo de França
Damaris Gomes Amorim de Oliveira
Renata Mendonça Ferreira
Gilda Pompéia
Joao Ferreira de Oliveira
Maria Leonor Martinez Falcão
Célia Cristina Martins Almeida
Rosa Maria da Silva Jordão
Franklin Chang
Janaina Martins Dias
Victor Nobre
Eliane Evangelista da Silva
Irlene
Priscila Oliveira
Maria José da Costa
Valeria Cristina Luciano de Oliveira
Carmen Solange Maciel Franco
Cicero Moreira
Margot Ribas
Renata Reis
Tatiana Gomes Rodrigues
Anderson Segundo da Silva
Débora Garcia Restom
Ana Medeiros
Carolina
Amana Santana
Marina Saukas
Salenko Medeiros
Antônio Ferreira de Souza Filho
Ivani Batista Monteiro
Eliziane
Matheus Henrique Guimaraes
Cecília Maria Brondani
Gislaine Maria da Silva
Lays Lopes Carvalho
Roberto Parada
Silvete Maria Brandão Schneider
Glenda Melo
Jacqueline
Rosângela
Diana Almeida
Paulo Cesar Duque Vitorino
Guilherme Romera Ribas
Brito
Marcos Rodrigues da Silva
Rita De Cassia Martins De Limas
Abelardo Rodrigues Rodrigues
Arioswaldo Alves de Oliveira Filho
Nicia
Adna Santos (Mãe Baiana)
Iara da Silveira Pinheiro
Jorge José Barrozo Xosmo
Neon Cunha
Évenin Tanhote – Universitária
Eloir de Souza Bairros
Ana Paula Cardoso Silva
Lilia de Jesus Ferreira Fonseca
Glória de Jesus Lima
Mayara Silva de Souza
Cássia Menezes
Andriely Queiroz
King D4n
Rossana Nicoliello Pinho
Cintia
Sergio Kehdy
Júnior
Katia Moreira Rocha
Eloísa Bastos
Maria Cândida de P. T. de Sousa
Nádia
Vinícius Lima Da Silva Maciel
Caio Pereira dos Santos
Cristiane Esteves
Márcia Cristina Ferreira Brandão
Erly Fernandes de Araújo
Suzana
Ângela Beatriz Martins das Neves Rodrigues
Luara
Clarice Emília Silva Munguba
Kelly de Oliveira Bento
Marcos Rodrigues da Silva
Marileia da Rocha Rodrigues
Dinalva do Socorro Santos da Costa
Juliana Ribeiro Oliveira
Luiz Renato Adachi de Freitas
Ana Claudia Freitas
Sandra Lúcia Furquim de Campos
Ilma Santos
Alcilene Soares da Silva
Maria Josimeire Silva de Carvalho
José Luis Cervantes
Kelly Wylka da Silva
Victoria Régia Araújo
Nilda de Albuquerque da Silva
Ursula Medeiros Aranha Neta
Luana Barreto
Arioswaldo Alves de Oliveira Filho
Irma de Cassia Lins de Araujo
Nicia
Iara da Silveira Pinheiro
José Barrozo Cosmo
Telma Regina de Paula Souza
Sérgio Alves Brito
José Adão Oliveira
Maria Alice Bittencourt
Juliana Novais
Lilia de Jesus Ferreira Fonseca
Polliany
Rita De Cassia Martins De Limas
Maria
Maria Lúcia Minoto Da Silva
Évenin Tanhote
Bryan Wallace Rodrigues Barcelos
Maíra Morelle Alves
Mônica Santos
Nara Nascimento
Mayara Silva de Souza
Pedro
Aline Izorade Roque
Andriely Queiroz
Juliana Fonseca de Souza
João Luiz Nunes Vianna
Andrea Medrado
Ana Paula F Dos Santos
Fernando Lobato
Silvana Maria Aquino da Silva
Egle de Oliveira Ernesto
Viviane Ferreira do Amaral
Cassiana Gabrielli
Briolange Jorge Pinto da Cruz Júnior
Gilmar Araújo de Oliveira
Vanda
Abelardo Rodrigues Rodrigues
Evelyn Santos
Márcia Porto
Felipe Abreu Benicio
Isabel Danielle de Morais Silva Travaglini
Cristina Pires de Oliveira
Marlise Vinagre
Kinberlyn Pereira Rodrigues
Debora Cristiane da Silva Thiesen
Melissa Soares Pires
Rodrigues Schneider de Amorim Souza
Flávio Porfírio de Sousa
Iggor Antonio Cavaliere Cordeiro
Márcia Pinheiro Santos
Cristina de Castro Stehling
Maria Esmeralda Pereira Calado
Sabrine
MiraneteTrajano de Arruda
Max Victor de Castro Argollo
Cíntia Pereira
Gerusa Guerra Victor Silva
Maria Olina Souza
Marlise Vinagre
Leonardo Ávila Litvin
Ana Cristina
Ionalda
Fernanda Lima Conceição
Elaine Oliveira Soares
Sonia A. Dores
Kinberlyn Pereira Rodrigues
Iria
Elia Daguerre Benites
Debora Cristiane da Silva Thiesen
Janine Monteiro Moreira Bonanno Gomes
Renata Carneiro Vieira
Giulia Bianco
Fabiana Ninov
Sabrina Clave Eufrasio
Karin Juliana Daffinyn da Silva
André de Bará
Juliana Maciel Pinto
Vera Suzana Pires
Analice Madeira Teixeira da Silva
Andrea Neiva da Silva
Daiane Veleda Cunha
Nathalia Matola Lima
Mirta Cibeli Duarte Rodrigues
Sophia Rosa Benedito
Manuela da Silva
Gabriela Machado da Silva
Carla Caroline Silva dos Santos
José Mário Neves
Marilton Lima de Andrade
Liana Sant’Anna
Samantha Guedes Clemente Rodrigues
Thais
Priscila Matos C da Silva
Hilda Maria Francisca de Paula
Rodrigues Schneider de Amorim Souza
Soraia Costa
Nielson Athayde de Souza
Silvana Mendes Lima
Luiz Antônio Nolasco
Angela Maria Vieira Gomes
Carolina Muniz
Iggor Antonio Cavaliere Cordeiro
Bianca Lopes Saggese
Silvana Granado Gama
Claudia Cristina Carvalho
Jorge Luizi Pinho
Aurea Estela Costa Oliveira
Janielly G Santos
Alexandra da Silva Bezerra
Angelúcia Muniz
Joyce Enzler
Elizabeth Leite Barbosa
Rocheli de Lima Silva
Clarice de Azevedo Sarmet Loureiro Smiderle
Glauco Vital
Maria Alice Genofre
Mirian Mouzinho
Roberto Jaguaribe Trindade
Abenizia Auxiliadora Barros
Monica Oliveira da Silva e Souza
Vania de Abreu Espinosa
Veronica Pereira Schwartz
Maria Cristina Pessoa dos Santos
Ana Natividade
Silvia S Augusto
Andrea da Luz Carvalho
Margara Mariza Pereira de Barros
Vani Anderson Martins Bernardes
Tamara Sobreira
Ananza
Jorge Glaucio de Souza Carvalho
Claudia Simone Dos Santos Oliveira
Priscila Fernandes da Silva
Regina Marques Parente
Gilka Freitas Tourinho
Laisa Dandara Boa Morte dos Reis
Enila Torres
Iara
Regina
Hélina Fernanda Soares
Claudia Batista Monteiro
Maurício Yukio Hirata
Fabiane Rodrigues de Camargo
Alessandra CARDOSO
Rosane Marques de Souza
Kelma Soares Medrado
Alba Lucinia de Oliveira Campos
Cristina Soares Novaes
Mari Almeida P
Jussara Tourinho de Melo
Sandra Oliveira Teixeira
Eduardo Jeolas
Leila Jeolás
Átila Augusto Cordeio Pereira
Airton Lourenço da Costa
Ruben Zonenschein
Sergio Lifschitz
Maria Elvira Mello
Andréa Satrapa
Ramon Feliphe Souza
Winnie Samanú de Lima Lopes
Lu Fraga
Sidnei Paciornik
Vanda Gama da Silva
Mônica Silva Claudino
Káthia Carvalho
Rosilane Barbosa Soares Ferreira
Helga
Tatiane das Dores
Fabiana Barbosa Groenitz Severo
Fernando Adriano
Patricia Lima Barreiro
NeuZa PoLi Aisha Mahin
Walter Bahia
Martha Maria Ferraz de Mattos
Joyce Dayanne Ribeiro
Marli Gonçalves Dos Reis Costa
Rafael Cicero da Silva
Eliane Aparecida Xavier Saragosa
Gisele Campos Batista
Simone Emiliano
Sandro Vasques
Claudia Virginia Cabral de Souza
Márcia Ferreira Mathias
Letycia Souza Cavalcanti
Cristiano G Rangel
Maria Clara Lanari Bó
Roberto Albano Regis Paes
Maria de Fátima Ramos
Tamires Oliveira dos Santos
Moacir Mendes
André Luiz
Mari Portela
Fátima Cristina da Silva Borges
Marilene Souza
Maria do Carmo Ferreira da Costa
Simone Catarina Pereira
Vera Maria Velloso Prates
Maira B Barbosa
Marcela de Melo Braga
Ana Claudia Vieira dos Santos
Tereza
Soraya Araújo
Isabela Vieira
Anelise Teixeira Burmeister

#compromissocomsaudedapopulacaonegra #emdefesadosus #saudedapopnegra #contraoracismo #saudecoletiva #equidadeemsaude #politicaspublicas #direitoshumanos #saudepublica #umsusparatodes