
Do COLETIVO NEGRO CAROLINA MARIA DE JESUS
O Outubro Negro é um ciclo de eventos organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio de sua Comissão de Cultura e Extensão. Ocorre anualmente desde 2018 com o objetivo de discutir as condições de vida e saúde da população negra, bem como os efeitos do racismo e a luta antirracista no Brasil.
A edição de 2021 tem como foco os efeitos da pandemia da Covid-19 na população negra e como homenageada Laudelina de Campos Melo (1904-1991), defensora dos direitos das mulheres e fundadora da primeira associação de trabalhadores domésticos do Brasil.
Serão realizadas mesas de debates e uma apresentação artística. Todas as atividades serão gratuitas e transmitidas pelo canal do Youtube da Faculdade de Saúde da USP, sem necessidade de inscrição prévia.
Dia 1 – 06/10 (quarta-feira).
19h às 21h – Vida e morte: indicadores e estratégias no contexto da pandemia
A mesa visa discutir os impactos da pandemia de Covid-19 na população negra, assim como as estratégias de enfrentamento e cuidado desenvolvidas neste contexto.
Dia 2 – 13/10 (quarta-feira).
19h às 21h – Preta(o), o que você comeu hoje? Reflexões sobre a (In)Segurança Alimentar.
Nesta roda preta, a proposta é entrevistar mulheres que estão na linha de frente do combate às adversidades da pandemia com foco na promoção da segurança alimentar para as populações mais vulneráveis.
Dia 3 – 20/10 (quarta-feira)
19h às 21h – “Os Invisíveis presentes: trabalhadoras(es) essenciais da linha de frente
A mesa tem o objetivo de refletir sobre os efeitos da pandemia em algumas das categorias de trabalhadores, em especial aquelas historicamente ocupadas por pessoas negras.
20h30 – Apresentação artística de encerramento.
Para mais informações: coletivonegrofsp@gmail.com
Redes sociais: @coletivonegrofsp (Instragram) e Coletivo Negro FSP/USP (Facebook)