São Paulo: a Aliança avança com mais um ato da mobilização pró-saúde da população negra.

*Da Aliança

Na última semana, a rede pró-saúde da população negra criada pela Aliança realizou mais uma vez o seu encontro para discussão da política de saúde da população negra. Aquele é um encontro quinzenal, realizado virtualmente, que reúne as lideranças com atuação na área, pesquisadores, profissionais de saúde e demais pessoas interessadas no tema.   

É na prática, um espaço político de mobilização da sociedade civil em resposta ao racismo. É a oportunidade de escuta, acolhimento, diagnóstico da política atual, definição de estratégias conjuntas e de parcerias entre as lideranças, que se soma ao Fórum de mesmo nome, que populariza o tema por meio do Youtube.

“Fico esperando sempre esse momento porque ele é um encontro político, mas também afetuoso e acolhedor, que só cresce. É encontro rico e cheio de trocas” definiu Flip Couto, Diretor Executivo da Aliança no encerramento do encontro.

Aquele foi um encontro produtivo, em que pudemos dialogar sobre a importância do Ministério Público, o Disque 100, o Disque Denúncia e a DECRADI – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, enquanto mecanismos e ferramentas para a garantia dos direitos básicos e fundamentais das pessoas, diante da intensa violação de direitos de que são vítimas constantemente. Essa discussão é parte da Agenda 2020-2023 da Aliança, que está em debate com os membros da rede desde o início do ano. A Agenda é composta por objetivos macros, metas audaciosas e tarefas centrais para a mobilização da sociedade civil e o monitoramento das políticas em atenção à saúde da população negra. Com calendário fixo, o encontro da rede acontece de forma remota, mas sempre acolhendo outros atores, de diferentes municípios e com realidades diversas, razão pela qual o seu maior produto tem sido a ampliação das parcerias entre nós.   

No próximo, dia 25 de março, a pauta será a consolidação da rede criada pela Aliança, que fará aniversário em abril. Para além do conceito de rede mais adequado para esse processo, queremos dialogar sobre os desafios, os avanços, o progresso e as experiências relacionadas ao tema. Venha participar e chame os demais par contribuir com mais esse debate!

Informações: observatoriopopnegra@gmail.com

Publicado por Aliança Pró-Saúde da População Negra

A Aliança Pró-Saúde da População Negra desde 2018 vem se organizando para o enfrentamento do racismo, mobilizando lideranças de diferentes coletivos negros e organizações, estudantes, pesquisadores, profissionais de saúde e afins, atenta à necessidade de políticas efetivas em atenção à saúde da população negra, no país, no Estado e no município de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: