Saúde Mental

Maria Conceição dos Santos*

No dia 15/08/2020, a ANPSINEP (Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) lançou a Campanha “Saúde Mental da População Negra Importa”. A convite de Maria Lúcia da Silva (AMMA Psiquê e Negritude), a Aliança Pró saúde da População Negra, foi convidada para adesão a este movimento.

Diante do cenário atual, a população negra tem sofrido diretamente os efeitos colaterais que vão muito além do adoecimento físico em consequência da Covid-19. Neste ano, mazelas sociais como desemprego, racismo, violência policial, violência de gênero, têm resultado em danos psíquicos, que muitas vezes resultam em situações mais graves como é o caso do suicídio. O escancaramento destas situações atualmente evidencia desigualdades históricas que embora, sempre estivessem manifestas, com a presente crise nota-se os prejuízos em todas as ordens, inclusive, emocional de maneira muito mais intensa.

É visível que não existem políticas públicas, que sejam capazes de apresentar ações práticas com o olhar direcionado para estas especificidades que incidem diretamente à população negra. Nós da Aliança Pró Saúde da População Negra, que têm em sua composição profissionais e coletivos negres que atuam na saúde mental compreendemos a importância de contribuir para uma campanha como esta, uma vez que estas demandas tem se apresentado nos atendimentos psicológicos de maneira significativa, principalmente quando a escuta realizada considera os atravessamentos do racismo e suas consequências.

O período oficial da Campanha “Saúde Mental da População Negra Importa!” é de 15/08/20 à 15/09/2020.

*Roda Terapêutica das Pretas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s