By Ana Caroline*
O coletivo Terça Afro, está localizado na zona norte de São Paulo e desenvolve desde 2012, atividades culturais valorizando a identidade negra e autocuidado. Em seu espaço, que chamamos de Quilombo possibilita o fortalecimento coletivo, reconhecendo as histórias e trajetórias, acessando a autonomias e permitindo o cuidado da população negra, possibilitando ser local que possa transcender em respiro, mas também cura.
E diante do momento em que estamos vivendo, percebeu-se a necessidade de contribuir com o território através de suas redes. Através de um mapeamento no território, identificamos 3 locais: Pq. Peruche, Favela do Tubo e Favela do Boi Malhado, que demandaram assistência, contabilizando 450 famílias com necessidade de apoio de itens básicos como alimentação, itens de limpeza e higiene.
Dessa maneira abriu-se uma campanha que possibilitou a garantia de apoio para o mês de maio. Com isso, a primeira entrega dos apoios levantados, ocorreu no penúltimo final de semana de maio. E em parceria com a Aliança Pró-Saúde da População Negra, foi feito um panfleto de orientações para entregar e reforçar o cuidado para as famílias atendidas.
*Coordenadora do Quilombo Terça-Afro e Co-fundadora da Aliança Pró-Saúde da População Negra.