Chegamos ao YouTube!

youtube

 

Em pleno 13 de maio de 2020 a Aliança acaba de criar mais seu canal de comunicação no YouTube.

A inciativa tem como objetivo a ampliação do debate sobre saúde da população negra, em tempos de covid-19, por meio virtual. Com 193 visualizações, em 2hs de evento, a Aliança realizou a IX edição do Fórum de Saúde da População Negra do Município de São Paulo, que debateu as desigualdades territoriais e raciais no contexto da COVID-19.

No centro da discussão estava a ausência de políticas públicas para reagir a grande quantidade de óbitos no município, com Hugo Nicolau Barbosa, geógrafo e analista de sistema. Em sua apresentação com base em dados oficiais, o geografo destacou a disparidade regional existente na cidade, a ausência de teste, a grande quantidade de óbitos e a ausência de informação sobre o perfil da população acometida pela pandemia. Como lembraram os participantes, o quesito raça-cor tem sido constantemente ignorado na elaboração dos boletins e isso, indica o quanto essa política é direcionada à população negra, já que todos os indicadores da saúde são historicamente muito ruins para essa camada da população. Para a Iyalorixá Karen de Oxum, uma das principais lideranças da Aliança “a criação do canal é mais uma conquista, pois a dois anos atrás, não pensávamos em tudo isso”.

Para Dona Arlete Isidoro, Presidente da OGBAN, uma das organizações fundadoras da Aliança, a criação do canal “uma vitória, uma conquista de pessoas com vontade de fazer políticas públicas com amor ao próximo, que estão dominando as tecnologias”.

O advogado Renato Azevedo compreende que “a atuação da Aliança é um acalento, porque ela representa um grande ganho na organização da sociedade, com conteúdo de qualidade, finalidade e prática, razão pela qual estamos indo por um ótimo caminho”.

Já no dia 27 de maio, foi a vez do X Fórum que deu vez ao debate sobre “Saúde, Racismo e Nacionalidade” com foco na ausência de atenção à comunidade de migrantes. O convidado era o haitiano James Berson Lalane, sanitarista formado pela Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA), que atualmente é aluno da Pós-graduação do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo. Lalane, que está no Brasil desde 2014, conduz na USP o estudo sobre “Migração e Saúde: haitianos no Brasil”. O conteúdo das duas iniciativas pode ser consultado no canal, pois, ficaram gravados para livre acesso.

Com mais essa estratégia, a Aliança busca pavimentar os caminhos para o controle social das políticas públicas destinadas a enfrentar o racismo e seu impacto na saúde.

Conheça aqui o canal da Aliança no Youtube!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s